A nova equipe de Secretaria de Educação de Sete Barras encontrou ratos no prédio onde ficam alocados a dispensa de alimentos para merenda, equipe técnica e materiais de insumos.
Em apenas três dias, funcionários já se depararam com diversos roedores pelo espaço, uma condição completamente insalubre para os servidores públicos trabalharem.
O que mais chama a atenção foi ter encontrado ratos nos alimentos armazenados, nos arquivos e no espaço dedicado ao estoque.
De acordo com a responsável da pasta, Cleuza Saccon, as condições de trabalho são precárias e os alimentos eram armazenados sem o menor cuidado sanitário. “É uma situação pavorosa.
Não é possível que deixaram chegar a esse ponto um prédio público. Total falta de respeito com quem trabalha na Educação”, relatou, Cleuza.
Outra preocupação são as condições dos alimentos armazenados que servem à merenda das escolas municipais. Segundo levantamento da própria equipe, calcula-se que sejam descartados cerca de 100 quilos de alimentos, entre carnes congeladas em condições precárias, alimentos vencidos e contaminados.
“Estamos fazendo um levantamento para elaborar um relatório e mostrar a real condição em que estamos assumindo a Educação.
Não é possível que um setor público atinja esse nível de degradação e desrespeito com a própria população, em especial as nossas crianças da rede municipal. Ainda bem que estamos em período de férias escolares e temos um certo tempo para trabalharmos e não causarmos prejuízo para o retorno das aulas”, disse a Secretária de Educação.
RESPOSTA – Prefeitura de Sete Barras
A Prefeitura de Sete Barras primeiramente esclarece que foi presenciada a circulação de ratos logo no primeiro dia em que o atual governo assumiu a gestão para o mandato de 2025 a 2028.
A situação insalubre ficou ainda pior quando foram encontrados roedores na despensa onde fica armazenada a merenda escolar, inclusive com alimentos vencidos e carnes armazenadas de maneira incorreta.
A previsão é que sejam descartados cerca de 100 quilos de alimentos que estejam impróprios para o consumo.
Diante deste cenário, em menos da nova gestão o Governo Municipal que iniciou em menos de uma semana, adotou medidas para desratização do local com a contratação de empresa especializada.
Além disso, já está em andamento a locação de um novo espaço para armazenamento dos alimentos da rede municipal de Educação.
Fonte e fotos: Portal Ribeira