Vale do Ribeira - Um projeto de pesquisa, resgate e perpetuação das brincadeiras tradicionais brasileiras, que em 2024 completou 20 anos de trabalho ininterruptos e ultrapassou a marca de mais de 1 milhão de crianças participantes, tendo como carro-chefe a peça:
"Se Essa Rua Fosse Minha - Espetáculo de Brincar.", escrita por Paula Giannini e direção de Amauri Ernani, será apresentado em Registro, Cajati e Jacupiranga em curta temporada.
Eternamente na memória das gerações passadas, as clássicas cantigas de roda tem sabor de saudosismo. Quem não se lembra de; “Carneirinho Carneirão”, “Passa-Passa Gavião”, “Escravos de Jó”, “Se Essa Rua Fosse Minha”, “Mulher Rendeira”, e muitas outras que permeavam as brincadeiras de crianças até o anoitecer, numa época em que elas nem sonhavam com celulares, jogos eletrônicos e internet, estão reunidas em um espetáculo interativo divertidíssimo.
"Se Essa Rua Fosse Minha- Espetáculo de Brincar" que, além de já ter sido assistido por mais de 1 milhão de espectadores, mereceu prêmios nacionais e internacionais: Prêmio Culturas Populares (MINC - por duas vezes consecutiva), Pontinhos de Cultura (MINC), Valores do Brasil (Banco do Brasil), Brasil Criativo, Catálogo de Bolonha, entre muitos outros.
APRESENTAÇÕES INTERNACIONAIS
Durante esta trajetória de 20 anos, o projeto amadureceu, cresceu, modernizou-se e rompeu fronteiras; Em 2022 e 2023, o espetáculo foi convidado pela Embaixada do Brasil na Tunísia a representar o Brasil no 35° Neápolis Festival For Kids in Tunísia e no 24 Hours Non Stop Théàtre in El Kef, integrando, também a Jornada da Língua Portuguesa em Tunis (capital daquele país).
KIT CULTURAL
Ao atravessar duas décadas e percorrer inúmeros espaços, cidades e capitais brasileiras, o projeto viabilizou espetáculos, edição um CD Karaokê (quando a mídia era viável), um jogo de tabuleiro (com edição limitada) e um livro com texto da peça foi editado em parceria com a Editora Bambolê (também este muito premiado e selecionado para o PNLD Literário).
WEBSÉRIE
Em 2020, no auge da pandemia, em meio à necessidade de reinvenção que o momento exigia, a peça se transformou em uma Websérie em 16 episódios, com o apoio do PROAC (edital de 2022), Programa de Fomento ao Cinema Paulista que organiza e democratiza o acesso aos patrocínios destinados à produção audiovisual.
CONFIRA OS LOCAIS, DATAS E HORÁRIOS DAS APRESENTAÇÕES
JACUPIRANGA
Local: SAICA - Serviço de acolhimento institucional para crianças e adolescentes de Jacupiranga
Data: 27 de janeiro (segunda-feira).
Horário: 14h e 16h
CAJATI
Local: Clube ADC Vale
Endereço: Av. Fernando Costa, 640-940 - Vila Industrial
Data: 28 de janeiro (terça-feira).
Horários: 14h e 16h
REGISTRO
Local: Plaza Shopping
Endereço: Rua José Antônio de Campos, 455 - Centro
Datas: 29 de janeiro (quarta-feira) e 30 de janeiro (quinta-feira).
Horários: 17h30 e 19h30
SERVIÇO:
"Se Essa Rua Fosse Minha - Espetáculo de Brincar."
Texto de Paula Giannini
Direção de Amauri Ernani
Com Lucas Braga e Samara Pereira
Figurinos de Sido Calesso
Adereços de Andreza Crocetti
Realização – Teatron Produções
Duração 60 minutos
Classificação Livre
O projeto também prevê a distribuição de materiais virtuais: Websérie, oficina de brincadeiras indígenas, audiolivro e e-book. Tudo através de uma QR code com livre acesso para todas (com tradução em Libras).
Link para material: www.ehoradoshow.com.br
Teatro premiado - Três cidades do Vale do Ribeira recebem espetáculo que resgata brincadeiras tradicionais brasileiras |
Contato com a produção: (11) 948753211 - (11)982497839 – palcoproducoes@hotmail.com
Governo do Estado de São Paulo, a Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, o Governo Federal, o Ministério da Cultura e a Lei Paulo Gustavo