Evento reúne gestores municipais para se comprometerem com iniciativas de segurança alimentar e nutricional na infância ao aderir ao Programa Alimentar o Futuro
No dia 26 de fevereiro, prefeitos da região do Vale do Ribeira estarão reunidos na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), na capital paulista, para fortalecer ações voltadas à Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) na infância na região.
O encontro acontece às 10h, no Salão Nobre da FIESP, e contará com a presença do presidente da FIESP, Josué Gomes, do presidente do CIESP, Rafael Cervone, do Secretário de Governo do Estado de São Paulo, Gilberto Kassab, e outras autoridades e convidados de referência na temática.
A reunião marca a adesão das prefeituras do Vale do Ribeira e da região de Araraquara ao Programa Alimentar o Futuro, uma iniciativa do Conselho Superior de Responsabilidade Social (CONSOCIAL) da FIESP, e executado em parceria com o CIESP e o SESI-SP.
O Programa tem como objetivo garantir o acesso à alimentação saudável para crianças de 0 a 10 anos em todo o Estado de São Paulo, começando pelos municípios das regiões-piloto convidados para a reunião, fortalecendo políticas públicas voltadas à segurança alimentar e nutricional na infância. Para isso, oferece às prefeituras uma série de produtos e serviços, como:
• Assessoria técnica para o fortalecimento da política municipal de segurança alimentar e nutricional;
• Cursos de formação e capacitação para nutricionistas, cozinheiros e demais profissionais ligados à política de segurança alimentar e nutricional;
• Avaliação de cardápios escolares e orientações de melhoria segundo o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE);
• Materiais educativos e de sensibilização, como eBooks, cartilhas e pesquisas.
• Sensibilização e engajamento das empresas locais no projeto municipal de segurança alimentar e nutricional na infância;
Foram convidados os prefeitos dos 27 municípios ligados ao Consórcio de Desenvolvimento Intermunicipal do Vale do Ribeira e Litoral Sul (Codivar). O compromisso dos Prefeitos será essencial para consolidar essas ações de promoção ao desenvolvimento infantil.