Vale do Ribeira - A unidade terá atrações gratuitas com apresentações que celebram a oralidade, a cultura popular e o poder da palavra
O Senac Registro-SP integra a 10ª Semana Senac de Leitura, que acontece de 22 a 26 de abril em todas as unidades do Senac no Estado de São Paulo com o tema Cultura e Convivência: a biblioteca além dos livros.
Entre os destaques da programação na unidade estão uma atividade com música e um quebra-cabeça com mais de duas mil peças à disposição dos visitantes para uma montagem colaborativa.
O evento, gratuito e aberto à comunidade, propõe expandir o conceito de biblioteca, que, além dos livros, se torna um espaço dinâmico de cultura, convivência e processo coletivo de aprendizagem.
Outras atrações se destacam durante o evento como a Revista Musicada: Histórias do Samba, com o grupo Conversa de Botequim, em 23 de abril. A atividade propõe uma imersão no universo do samba com bate-papo, exposição de LPs e livros, criando uma experiência sensorial e educativa para o público.
Em 24 de abril, será realizada a Parada Poética, com Renan Inquérito, que une rap e literatura em uma apresentação interativa e descontraída.
De acordo com a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, mais de 52% da população brasileira é considerada leitora.
No entanto, o estudo também revela uma queda no número de leitores nos últimos anos, o que reforça a importância de iniciativas que estimulem a leitura em espaços acessíveis e acolhedores.
Ao transformar bibliotecas em ambientes vivos de convivência, o Senac reafirma o papel desses espaços como catalisadores de inclusão, repertório cultural e fortalecimento comunitário.
Para Alexandre Kassai, bibliotecário e responsável pela biblioteca do Senac Registro-SP, o tema desta edição reforça a ideia de biblioteca como espaço de convivência e encontro com a diversidade.
“A programação no Senac Registro-SP valoriza diferentes expressões culturais, como o rap e a literatura de Renan Inquérito, a história do samba com o grupo Conversa de Botequim, uma exposição sobre corpos negros com o fotógrafo Wellington Luz e a poesia regional de Julio César da Costa.
É uma agenda que reafirma nosso compromisso com a inclusão e o respeito às diferenças”, conclui.
Destaques da programação do Senac Registro-SP:
* Revista Musicada: Histórias do Samba – Grupo Conversa de Botequim
Dia: 23 de abril
Horário: 14 horas
* Parada Poética – Renan Inquérito
Data: 24 de abril
Horário: 14 horas
Abertura
A cerimônia marca o início da 10ª Semana Senac de Leitura acontece no Teatro do Sesi Campinas, no dia 22 (terça-feira), às 15h, e contará com a presença de Lucas Afonso, MC, ator e arte-educador; Luciane Vignolli Muller, escritora, professora, palestrante e membro da Academia Guarulhense de Letras; e Bel Santos Mayer, educadora social e ativista de livros e bibliotecas.
O bate-papo será mediado pela jornalista Aurora Salles, que também é docente de Comunicação no Senac Osasco. A transmissão será ao vivo pelo canal oficial do Senac São Paulo no YouTube.
Para conferir a programação completa e se inscrever, basta acessar o site do evento.
Serviço: 10ª Semana Senac de Leitura
Quando: 22 a 26 de abril
Onde: unidades do Senac São Paulo e on-line
Informações e inscrições:https://eventos.sp.senac.br/evento/10a-semana-senac-de-leitura/
Evento gratuito
Senac Registro-SP
Endereço: Rua Teiti Koki, 105 – Vila Flórida – Registro/SP
Site: www.sp.senac.br/senac-registro