Curso on-line oferece formação para garantir alimentação de qualidade nas escolas segundo PNAE
![]() |
Capacitação gratuita para cozinheiros escolares e merendeiros está com inscrições abertas até 20 de abril |
Profissionais que atuam na preparação da alimentação escolar têm agora a oportunidade de aprimorar seus conhecimentos por meio de um curso gratuito e on-line.
O Curso para Cozinheiros Escolares e Merendeiros, do Programa Alimentar o Futuro da FIESP, está com inscrições abertas até o dia 20 de abril, com carga horária de 20 horas e certificado de conclusão.
O conteúdo está alinhado com as diretrizes do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), que visa garantir a oferta de uma alimentação adequada e saudável para os estudantes da educação básica.
A capacitação reforça a importância do papel dos merendeiros e cozinheiros escolares na implementação dessas diretrizes, assegurando a qualidade nutricional e sanitária dos alimentos servidos nas escolas públicas.
O curso é uma iniciativa do Programa Alimentar o Futuro, criado pelo Conselho Superior de Responsabilidade Social-Consocial da FIESP e executado em parceria com o CIESP e o SESI-SP para promover a segurança alimentar e nutricional de crianças de 0 a 10 anos no Estado de São Paulo, com foco na oferta de uma alimentação infantil adequada e saudável.
O presidente do Consocial, Dr. Raul Cutait, reforça que o curso possui uma abordagem didática e acessível, contribuindo para a formação profissional e incentivando boas práticas na alimentação escolar.
“A alimentação saudável tem um papel fundamental no processo de aprendizagem dos alunos e, por isso, a merenda é um instrumento essencial para o desenvolvimento e bem-estar das crianças”, explica.
Entre os temas abordados na formação online estão: direito à alimentação, perfil nutricional dos alunos, educação alimentar e nutricional, boas práticas de manipulação, sustentabilidade e gastronomia escolar.
As inscrições devem ser realizadas pela gestão pública, e o curso já foi divulgado para todas as Secretarias de Educação das regiões de Araraquara, São Carlos, Matão e Vale do Ribeira, que compõem as regiões do projeto-piloto do Programa Alimentar o Futuro.